Dispensa de Licitação com a Lei 14.133: descomplique descobrindo quais são os atos processuais necessários

Você conhece as hipóteses de dispensa que estão  previstas no art. 75 da Lei 14.133/2021? 

Além do objeto de contrato ter que estar enquadrado em uma das hipóteses previstas neste artigo, a instrução do processo de contratação direta deve conter os documentos descritos no art. 72 da Lei de Licitações.

Veja aqui: 

  1. Documento de formalização de demanda e, se for o caso, estudo técnico preliminar, análise de riscos, termo de referência, projeto básico ou projeto executivo; 
  2. Estimativa de despesa, que deverá ser calculada na forma estabelecida no art. 23 desta Lei
  3. Parecer jurídico e pareceres técnicos, se for o caso, que demonstrem o atendimento dos requisitos exigidos; 
  4. Demonstração da compatibilidade da previsão de recursos orçamentários com o compromisso a ser assumido; 
  5. Comprovação de que o contratado preenche os requisitos de habilitação e qualificação mínima necessária; 
  6. Razão da escolha do contratado; 
  7. Justificativa de preço; 
  8. Autorização da autoridade competente.

Principais Documentos e Procedimentos

  1. Documento de Formalização de Demanda: Este documento, feito pelo órgão demandante, inaugura o processo de dispensa. 
  2. Estudo Técnico Preliminar: Análise detalhada e técnica dos requisitos e riscos associados à contratação. 
  3. Termo de Referência/Projeto Básico: Definição do objeto e especificação clara do que é requerido na contratação.
  4. Minuta do Contrato: Um esboço inicial do contrato a ser firmado, essencial para esclarecer obrigações contratuais. 

 

Além desses documentos, o processo de contratação direta ainda deve ter as informações contábeis, comprovação de habilitação jurídica e regularidade fiscal, social e trabalhista, demonstrativo de capacidade técnica, quando for o caso, e comprovantes de publicação. 

Publicação e Visibilidade: A nova lei enfatiza a transparência e isso requer a preferência da divulgação dos avisos de contratação no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP). Além disso os entes públicos divulgam em seus sites, facilitando ao máximo a garantia de acesso à informação. 

A Autorização de Contratação

Essencial no novo processo, a autorização de contratação substitui os atos de dispensa e inexigibilidade anteriores e sinaliza a formalização do interesse em contratar. 

Ressaltamos também a importância dos controles internos e jurídicos, cada um com um papel específico de auditoria e verificação legal, respectivamente. 

A nova Lei de Licitações e Contratos também trouxe mudanças significativas para o processo de dispensa de licitação, estabelecendo novos padrões e procedimentos, exigindo uma abordagem mais detalhada, reforçando a importância de uma mudança de cultura voltada ao planejamento das contratações, a fim de garantir os objetivos estabelecidos em lei, especialmente o atendimento do interesse público. 

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